Um mosquito dentro do shopping de Piracicaba

Movimentação de clientes do shopping no quiosque do Aedes do Bem! (Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação0
Quiosque em centro de compras de Piracicaba exibe gaiolas do Aedes do Bem!, inseto que combate o vetor da dengue, Zika e chikungunya

Caminhando por um shopping center, qual seria sua impressão ao se deparar com um quiosque cheio de gaiolas de tela com mosquitos Aedes aegypti? Quem visita o Shopping Piracicaba, o maior da região, vai se deparar com essa cena inusitada.

O quiosque em questão foi concebido pela empresa Oxitec como uma forma de apresentar à população da cidade o Aedes do Bem!, o mosquito geneticamente modificado que combate o inseto transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

A tecnologia, que já foi empregada com sucesso na região do CECAP/Eldorado, está sendo levada também a 11 bairros da região central de Piracicaba. No quiosque, frequentadores do shopping podem conhecer como funciona o projeto, que já levou a uma redução de 82% na população de larvas selvagens do Aedes aegypti no bairro onde está desde abril 2015.

Campanha de engajamanto sobre o Projeto Aedes do Bem, da empresa Oxitec, no Shopping Piracicaba. Local: Piracicaba/SP. Data: 28/07/2016. Foto: Alexandre Carvalho/Oxitec
Campanha de engajamanto sobre o Projeto Aedes do Bem! no Shopping Piracicaba (Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação)

O quiosque oferece aos piracicabanos a possibilidade de ver de perto que o Aedes do Bem!, um mosquito macho, não pica ninguém e não transmite doenças. Quem quiser constatar isso por conta própria, pode até mesmo colocar a mão dentro das gaiolas de tela e sentir que os mosquitos geneticamente modificados são inofensivos.

A novidade tem pego muitos frequentadores do Shopping Piracicaba de surpresa. Nesses primeiros dias, tem sido bastante comum perguntarem se os mosquitos expostos no quiosque “estão à venda”. Os Aedes do Bem!, na verdade, estão sendo liberados no município em um projeto conjunto da Oxitec com a Prefeitura de Piracicaba.

Além dos piracicabanos, o shopping recebe a visita de muitos moradores de cidades vizinhas, como Limeira, Rio Claro, São Pedro, Rio das Pedras, que também demonstram curiosidade com o Aedes do Bem!

“O Shopping Piracicaba mantém uma proposta permanente de levar informações a seus clientes, e o quiosque do Aedes do Bem! cumpre essa função com muita eficiência”, diz Janaina Nunes, coordenadora de Marketing do Shopping Piracicaba. “Ao oferecer orientações técnicas com suporte de recursos interativos, auxiliamos na prevenção e nos cuidados com a saúde.”