Simulado do Bem: o Aedes aegypti no vestibular

O Aedes aegypti cai nos vestibulares brasileiros há 20 anos - em 2016 sua presença nas provas deve ser ainda mais forte (Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação)
O Aedes aegypti cai nos vestibulares brasileiros há 20 anos - em 2016 sua presença nas provas deve ser ainda mais forte (Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação)
O que os principais vestibulares do Brasil esperam que os estudantes saibam sobre o mosquito, a dengue, a Zika e a chikungunya

Para estudantes candidatos a entrar em uma faculdade, novembro é o mês mais importante do ano, quando estão agendados o Enem e os principais vestibulares do país. Por causa da dengue, o Aedes aegypti já é um clássico das questões de biologia nessas provas, e com a emergência dos vírus da Zika e da chikungunya em território nacional, o mosquito ficou ainda mais em evidência nos exames de admissão para o ensino superior. Para ajudar os futuros “bixos” a gabaritar a prova – pelo menos nas questões relacionadas ao universo do Aedes aegypti – o portal Aedes do Bem lista aqui o que é preciso saber.

Armênio Uzunian é professor de biologia e autor de livros didáticos considerados referência na área. Há 48 anos ensinando essa disciplina – 40 deles no Anglo, um dos cursinhos que mais aprova no país – ele diz que o Aedes aegypti virou presença garantida nas provas há 20 anos. “À medida que a incidência aumenta, o interesse dos professores que elaboram questões [pras provas de vestibular] também aumenta”, ele diz.

Com 1,6 milhão de casos, em 2015 o Brasil bateu seu recorde de casos de dengue. “Desde 2014, com a Zika e a chikungunya, ficou muito mais atraente fazer perguntas sobre isso. O Aedes aegypti é um mosquito fantástico em capacidade de abrigar vírus e transmiti-lo para as pessoas”.

O fato de as doenças transmitidas pelo mosquito representarem uma ameaça à saúde pública é o que garante a presença dele nos vestibulares. A Fuvest costuma ter dez questões de biologia; Unicamp, seis; Unesp, nove e Enem, 15. É quase certo que pelo menos uma questão sobre o universo do Aedes aegypti caíra em cada uma dessas provas.

Pupas do Aedes aegypti, estágio entre a fase de larvas e a fase adulta do mosquito (Foto: Oxitec)
Pupas do Aedes aegypti, estágio entre a fase de larvas e a fase adulta do mosquito (Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação)

O que deve cair em cada cada vestibular?

Armênio diz que, tradicionalmente, há uma diferença na abordagem do tema entre essas quatro provas. Enquanto Fuvest e Unicamp devem perguntar sobre o vírus, a Unesp costuma tratar das características morfológicas, da capacidade de reprodução e da prevenção. Já o Enem deve focar basicamente nas medidas para prevenir o surgimento de criadouros do mosquito. “O Enem não pode ser muito ‘conteúdista’, são 8 milhões e 300 mil candidatos, com níveis de conhecimento muito diferentes, então eles  são mais cobradores de leitura e interpretação de texto, gráfico, tabela. Se houver uma pergunta sobre dengue ou Aedes no Enem será um texto que o aluno terá que ler e a partir daí achar a resposta correspondente”, afirma.

Independente da prova a ser tomada, o vestibulando deve estudar alguns tópicos específicos dentro desse tema mais amplo. Armênio diz que o aluno pode dividir os estudos em três categorias: transmissão, multiplicação e prevenção. “Basicamente, o estudante tem que saber como o vírus é transmitido, quem é o agente transmissor da dengue, Zika e chikungunya e, em terceiro lugar, como evitar que o mosquito se prolifere e transmita o vírus”.

Para o professor, este é provavelmente o ano em que o Aedes aegypti está mais forte no imaginário popular. “É um problema grave de saúde pública: uma epidemia que deve ser combatida e evitada. Esse é o motivo que faz o examinador ser obrigado a questionar sobre isso nos vestibulares e no Enem. É um assunto bem atual”.

A pedido do portal Aedes do Bem!, o professor Armênio preparou seis possíveis perguntas que podem cair nas provas de novembro. Teste seus conhecimentos no Simulado do Bem, logo abaixo do calendário com as datas das provas.

Calendário:

ENEM: 5/11 e 6/11

UNESP: 13/11

Unicamp: 20/11

FUVEST: 27/11

 

Simulado do Bem

Iniciar
Parabéns - Você terminou o Simulado do Bem.

Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%%.


Your answers are highlighted below.
Return
Shaded items are complete.
12345
6Fim
Return